Avançar para o conteúdo principal

Deambulações do dia-a-dia (sociais e políticas) – III

1 - Aristóteles dizia que se não soubéssemos todos os elementos de um assunto não poderíamos ter uma opinião. Hoje, basta um elemento difuso que se “viu na Net” ou se ouviu em conversas de café. Conheço pessoas sem o mínimo conhecimento de economia que têm opiniões firmes sobre a origem da crise. Conheço pessoas sem o mínimo de conhecimento em saúde que têm opiniões firmes no combate à COVID-19
“Isto era muito simples. Fazia-se assim...” 

2 – À data que escrevo (7 de junho 2020) os Açores não tem novos casos de COVID-19 há 20 dias e a ilha do Faial há 70 dias. Um número redondo digno de assinalar. Estão de parabéns todos os Açorianos, a Autoridade de Saúde Regional, o Governo Regional e todos os profissionais de saúde envolvidos. 

3– Para comemorar também uma data importante, o dia em que os Açores ficaram sem nenhum caso ativo, o partido que está no poder na Região elaborou um cartaz que levantou alguma celeuma em certos sectores, leia-se, aficionados dos partidos da oposição. A indignação demonstrada e as acusações de falta de decoro foram tantas que só faltou rasgar as vestes. 
No cartaz em questão é claro que a autoria é do PS-Açores, pela presença do seu símbolo no canto inferior direito. Um cartaz que diz “O POVO AÇORIANO CONSEGUIU!” e por baixo a negrito “ 1ª REGIÃO A ATINGIR ZERO CASOS DE COVID-19” e em grande plano uma bandeira dos Açores hasteada. 
Parece-me claro quem é que está de parabéns. Mas não sou inocente para não perceber que, subjacente, o partido em questão está a tentar capitalizar o sucedido. Mas se são quem governa, são quem tem maior responsabilidade, para o bem e para o mal, e neste caso (zero casos ativos) foi para o bem. Ou não fosse o governo dessa cor política. 
Da mesma forma que já vimos o maior partido da oposição focar na taxa de letalidade (quase toda referente a um pequeno concelho, mais concretamente a um único edifício) e estou certo que vão continuar a fazê-lo. 
Qualquer partido que governe, tendo bons números em determinado assunto, não pode fazer um cartaz com essa informação? Qualquer partido da oposição com dados negativos sobre a governação, não faz um cartaz ou dá o devido destaque a essa informação? 
Deixemos de ser virgens ofendidas, porque parece-me óbvio que a preocupação subjacente é outra. 

4 – A propósito de preocupações subjacentes, um estudo de opinião elaborado pela Eurosondagem para o Açoriano Oriental e o Diário Insular, revelou que 70,9% dos inquiridos considera que o Governo Regional esteve muito bem, tomando as medidas certas para combater a COVID-19 e defender os Açores. No mesmo âmbito, 15,2% dos inquiridos atribui uma nota razoável à ação do governo de Vasco Cordeiro, sendo que apenas 9,1% referiu que o Governo Regional esteve mal nas medidas adotadas ao longo dos últimos meses para travar a COVID-19 e proteger o povo açoriano. Nesta questão houve 4,8% que optou por não responder. 

5 – No passado dia 1 de Junho comemorou-se o 40º aniversário da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores. A escolha da Segunda-Feira do Espirito Santo, a segunda-feira imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto da comemoração do Espírito Santo constituir a principal festividade do povo Açoriano. Neste dia, tenho o hábito de partilhar nas redes sociais um pequeno texto que escrevi há 10 anos atrás: 

Ser-se Açoriano não se explica!

E não se o é, só por cá viver ou até nascer!

Sente-se, vive-se, vê-se, reconhece-se e demonstra-se toda a vida!

Viva ao Dia da Região Autónoma dos Açores!

Viva às Festas do Espírito Santo!

(artigo publicado na edição de 12/06/2020 do Tribuna das Ilhas )

Comentários

Top 10 dos artigos mais lidos

O Faial duplamente a ganhar

O “spinning” da informação

Autárquicas de corpo e alma

Um dia negro para os Açores

O infortúnio do Mestre Simão

“Pensar é difícil, é por isso que as pessoas preferem julgar”

Aeroporto da Horta - O antes e o depois

Pordata - O Retrato do Faial

Vox populi - Habemus Presidentum!