Avançar para o conteúdo principal

Nomeações, SATA e Europeias

1 - Foi recentemente nomeada a presidente da Portos dos Açores, que pela primeira vez não é proveniente do Faial ou do Pico. A pessoa em questão nunca teve nada a ver com Portos ou Mar, como aliás vários dos nomeados para diferentes cargos políticos nada tem a ver com o respetivo cargo. Quer dizer que são erros de” casting"? Não. Quer dizer que arrancaram sem terem a "autoridade natural" do seu lado.
São já 106 os nomeados apenas para os gabinetes dos membros do atual governo regional e é sabido que o número ainda vai aumentar. Um valor anual que ultrapassa os 4 milhões de euros. Valor esse que é superior ao valor que retiraram do RSI para quem mais precisa, fazendo com que a taxa de pobreza nos Açores aumentasse novamente e em contraciclo com o que vinha a acontecer no passado.
De acordo com o último relatório anual “Portugal, Balanço Social 2023”, a taxa de privação material e social desceu em todas as regiões de Portugal à exceção dos Açores.
Analisando as 7 regiões portuguesas, a região com maior aumento de desigualdade são os Açores, que foi também aquela em que a desigualdade mais aumentou face ao ano anterior.

2 - No início de junho, em plena época alta, dos 7 DASH que fazem parte da frota da SATA inter-ilhas, apenas 2 estavam a voar num determinado dia. Nos restantes dias, já são conhecidas as alterações de horários e cancelamentos com uma periodicidade praticamente diária.
Qualquer pessoa com um alojamento local sabe que das primeiras coisas que os turistas referem ao chegar ao Faial são os problemas com a SATA.
Entretanto, continua a apresentação de novas rotas quando a SATA manifestamente não dá conta do recado, nem resposta aos Açorianos.
Chegamos ao cúmulo do grupo SATA anunciar que o dinheiro dos contribuintes Açorianos é agora utilizado para financiar voos diretos entre EUA/Canadá e a Madeira!
Isto quando as acessibilidades dos Açorianos, inter-ilhas e entre os Açores e o Continente, persistem com as limitações que todos conhecemos.
Não consigo perceber como é que esta empresa pública falida, sem Conselho de Administração nomeado, se coloca nestas aventuras! Então e se continuarem as avarias e cancelamentos na sua frota reduzida? Vamos passar a ter ACMIs pagos a peso de ouro (por todos nós), para rotas não-açorianas?
É esta a missão da SATA de "ligar os Açores ao mundo e o mundo aos Açores"?
Porque usam o dinheiro dos contribuintes Açorianos fora do âmbito e missão da empresa?
A SATA há muito tempo que tem problemas, mas nos últimos tempos chegou a um ponto inimaginável.

3 - As eleições europeias trouxeram o resultado esperado a nível nacional e regional, isto quando seria previsível uma vitória do PS também a nível regional, se o candidato apresentado fosse Vasco Cordeiro, com toda a sua experiência política, notoriedade e conhecimento dos assuntos europeus, por via do cargo que exerce como Presidente do Comité das Regiões Europeias.
De derrota em derrota o PS dificilmente coloca a cabeça à tona de água. E o mais caricato é que tal não acontece por força do seu adversário que agora governa, mas por manifesta incapacidade de fazer oposição.
Agora com a proximidade de eleição de um próximo líder, urge arrepiar caminho e fazer uma oposição forte, nova e construtiva, porque só com uma oposição forte teremos um melhor governo e sobretudo uma alternativa que trabalhe para um novo futuro, que os açorianos considerem válida para governar.

Comentários

Top 10 dos artigos mais lidos no último ano

Os Açores na encruzilhada da dívida: entre promessas e realidade

A Passagem de Ano: Esperança em Forma de Ilha

Até quando a resignação?

A força do Triângulo