Avançar para o conteúdo principal

Temas e desafios para 2020


O início de um novo ano é um momento importante para fazer reflexões sobre como foi o anterior e ponderar sobre o ano que está a começar. Pretendo explanar alguns dos principais temas para os Açores em 2020, dos quais, três são incontornáveis em qualquer análise. Refiro-me às eleições legislativas regionais; à mobilidade aérea centrada na SATA e na sua situação financeira, bem como a atuação do novo CA na restruturação da empresa; e a aprovação na República da legislação para a gestão do mar dos Açores, com a possibilidade de transferência de competências para a Região. 

Vou centrar-me nas eleições regionais, deixando o restante para próximos artigos. 
De quem governa, como é normal, espera-se que canalize esforços para apresentação dos dados positivos da sua governação, a finalização de obras e aprovação de medidas ao encontro do eleitorado, tentando que temas com maior desgaste possam ter novos desenvolvimentos ou que arrefeçam, como é o exemplo da mobilidade dos açorianos dependentes dos problemas na SATA. 

O PS sai à frente na grelha de partida, no entanto, como no Continente e na Madeira, o fim da maioria absoluta é cada vez mais uma possibilidade. Não pelo desempenho da oposição até agora, mas pelo normal desgaste associada à governação e a hipótese de fragmentação dos votos por (novos) partidos de oposição. 

Na oposição o destaque tem sido os conflitos internos, apatia e erros de casting. Em suma, ausência de um verdadeiro projeto alternativo de governação. 

O PSD, depois de uma liderança desastrosa, a nove meses das eleições tem finalmente um novo líder (transparecendo que foi quase forçado a avançar agora) e uma aparente união. Tem a difícil tarefa de criar em tempo recorde um novo projeto e dinâmica, lutando pela mobilização do eleitorado descontente e numas eleições bipolarizadas. 

Novo líder mas as figuras nos lugares de destaque são praticamente as mesmas, mudando apenas lugares na hierarquia. O que torna difícil acreditar em novas ideias e resultados. 

O CDS em clima de guerra civil interna, aguarda pela convocação do congresso adiado e pelo fumo branco a nível nacional. Estremado que está o diálogo interno, a cisão dificilmente será ultrapassada, sendo previsível algum desgaste no eleitorado por São Jorge ou Terceira, conforme a fação que sair vitoriosa. 

O PCP nos Açores tem sido a face da falta de ânimo, estampado na maioria das intervenções do seu único deputado. O novo coordenador geral do partido afina também pelo mesmo diapasão. Veremos o que sai do congresso em Abril e se os votos nas Flores serão suficientes, porque o discurso é o mesmo mas os protagonistas tem menos impacto que os do passado. 

O BE sem o carisma da anterior líder, conta mais com o efeito de destaque a nível nacional e com o voto dos mais jovens nos grandes centros regionais. 

O PPM, para não variar, vai lutar no Corvo por 80 e poucos votos, o que tem permitido eleger um deputado. O programa e a ideologia aqui é insignificante, importando sim as promessas a cada família no porta a porta. 

O grande fator de interesse será observar o fenómeno dos novos partidos e a luta no círculo de compensação. Nesse aspeto, realço a provável eleição do PAN, tendo em conta os resultados que obteve nas anteriores eleições regionais e os votos alcançados nos Açores nos últimos atos eleitorais. 

Uma outra possibilidade será o CHEGA, se conseguir agregar uma parte do voto de protesto. Teoricamente, com o nível de demagogia que apresenta e não tendo nenhuma referência aos Açores no seu programa, estando inclusive contra os Açorianos no que concerne à lei para a gestão do espaço marítimo, seria suficiente para afastar essa hipótese. Mas pelo que se tem visto do seu eleitorado, tudo é possível. 

Lá para o verão teremos as listas de candidatos, que ajudarão a clarificar estratégias nas diferentes ilhas. O tempo, esse, encarregar-se-á de revelar o resultado final.

 (artigo publicado na edição de 24/01/2019 do Tribuna das Ilhas)

Comentários

Top 10 dos artigos mais lidos

O Faial duplamente a ganhar

O “spinning” da informação

Autárquicas de corpo e alma

Um dia negro para os Açores

O infortúnio do Mestre Simão

“Pensar é difícil, é por isso que as pessoas preferem julgar”

Aeroporto da Horta - O antes e o depois

Pordata - O Retrato do Faial

Vox populi - Habemus Presidentum!

Deambulações do dia-a-dia (sociais e políticas) – III