Avançar para o conteúdo principal

Turismo no Faial na época baixa

Os indicadores mais recentes associados ao turismo, dão nota de um crescimento acentuado na ilha do Faial na denominada época baixa. 

1- Comecemos pelos passageiros aéreos desembarcados. Em março de 2019, desembarcaram nos aeroportos dos Açores, 109.510 passageiros, o que representa um aumento de 1% face ao mesmo mês de 2018. 
No que toca à ilha do Faial, os dados são esclarecedores. No passado mês de fevereiro o Faial foi a ilha que teve o maior crescimento homólogo do mês e do último trimestre, com +13,6% e +10,2%, respetivamente. No último mês do Inverno os dados permaneceram positivos. 
Senão vejamos: 
- Foi a ilha que apresentou o terceiro maior crescimento homólogo no mês de março, com mais 6% de passageiros desembarcados, crescimento esse apenas ultrapassado pelo Corvo e Flores. 
- Foi a 2ª ilha com a maior variação homóloga nos últimos 3 meses, com mais 9,7% de passageiros, apenas atrás da ilha do Corvo. 
- No acumulado dos últimos 6 meses (Inverno IATA), foi a 2ª ilha que verificou maior crescimento homólogo, com +9,6%, novamente apenas atrás da ilha do Corvo, que estatisticamente possui as especificidades que todos conhecemos. 
Face ao apresentado, podemos anunciar que o Faial está no topo do crescimento de passageiros desembarcados na época baixa. 
Fonte: SREA
Para termos uma melhor perceção dos valores, podemos fazer uma comparação com a ilha com mais semelhanças com o Faial, designadamente o Pico. 
Se compararmos os últimos 6 meses de época baixa com a anterior, o Faial aumentou 9,6% para os 37.791 passageiros e o Pico aumentou 2,3% para os 19.620 passageiros desembarcados. 

2 - Olhemos agora para os dados mais recentes das dormidas em 2019. 
Fonte: SREA
No mês de janeiro, no conjunto de estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural e alojamento local, foram atingidas as 96,5 mil dormidas nos Açores, valor superior em 17,7% ao registado em janeiro de 2018. No entanto, apenas 4 ilhas apresentaram variações homólogas positivas, nomeadamente São Miguel (36,1%), Faial (27,2%), Pico (8,5%) e Flores (2,4%). E se verificarmos as dormidas entre novembro e janeiro, que representa o período de mais baixa procura, o Faial obteve +35% de dormidas que no ano anterior. 
Mais uma vez fica evidente o resultado positivo da ilha do Faial, a segunda ilha que mais cresceu com 27,2%, obtendo 4598 dormidas. Comparando novamente com o Pico, a variação homóloga positiva de 8,5%, corresponde a um total de 2899 dormidas. 
Convém realçar que estes aumentos verificados nas ilhas do Canal, estão sobretudo associados ao forte crescimento no alojamento local, visto que nos estabelecimentos hoteleiros a variação homóloga foi praticamente nula no Faial (-0,7%) e de -9,1% na ilha do Pico. Em igual período, neste tipo de alojamento os proveitos totais aumentaram 2,4% no Faial e reduziram 26,4% na ilha do Pico. 
No que confere ao alojamento local, excetuando a Graciosa, todas as ilhas aumentaram consideravelmente. Para este resultado também contribui o facto do inquérito para este tipo de alojamento ter passado diretamente para o SREA, resultando num aumento de taxa de respostas. 
No que toca ao alojamento local a ilha do Faial é campeã do crescimento no período em causa, tendo aumentado 126,2%, contabilizando assim 1728 dormidas, logo seguida pela ilha de São Miguel com +101%. Segue-se a vizinha ilha do Pico com um aumento de 56,9%, atingindo as 1109 dormidas em janeiro de 2019. 
Os números conhecidos de passageiros desembarcados e dormidas, permitem concluir que o Faial está a ter um desempenho considerável nos indicadores associados ao turismo na época baixa. 
E se o objetivo de todos é combater a sazonalidade, visto que na época alta a procura por vezes até supera a oferta, é sem dúvida o melhor pódio que podemos ambicionar.

Comentários

Top 10 dos artigos mais lidos

O Faial duplamente a ganhar

O “spinning” da informação

A Estabilidade Governativa

Autárquicas de corpo e alma

Um dia negro para os Açores

O infortúnio do Mestre Simão

“Pensar é difícil, é por isso que as pessoas preferem julgar”

Aeroporto da Horta - O antes e o depois

Pordata - O Retrato do Faial

Vox populi - Habemus Presidentum!