Avançar para o conteúdo principal

Nomeações, SATA e Europeias

1 - Foi recentemente nomeada a presidente da Portos dos Açores, que pela primeira vez não é proveniente do Faial ou do Pico. A pessoa em questão nunca teve nada a ver com Portos ou Mar, como aliás vários dos nomeados para diferentes cargos políticos nada tem a ver com o respetivo cargo. Quer dizer que são erros de” casting"? Não. Quer dizer que arrancaram sem terem a "autoridade natural" do seu lado.
São já 106 os nomeados apenas para os gabinetes dos membros do atual governo regional e é sabido que o número ainda vai aumentar. Um valor anual que ultrapassa os 4 milhões de euros. Valor esse que é superior ao valor que retiraram do RSI para quem mais precisa, fazendo com que a taxa de pobreza nos Açores aumentasse novamente e em contraciclo com o que vinha a acontecer no passado.
De acordo com o último relatório anual “Portugal, Balanço Social 2023”, a taxa de privação material e social desceu em todas as regiões de Portugal à exceção dos Açores.
Analisando as 7 regiões portuguesas, a região com maior aumento de desigualdade são os Açores, que foi também aquela em que a desigualdade mais aumentou face ao ano anterior.

2 - No início de junho, em plena época alta, dos 7 DASH que fazem parte da frota da SATA inter-ilhas, apenas 2 estavam a voar num determinado dia. Nos restantes dias, já são conhecidas as alterações de horários e cancelamentos com uma periodicidade praticamente diária.
Qualquer pessoa com um alojamento local sabe que das primeiras coisas que os turistas referem ao chegar ao Faial são os problemas com a SATA.
Entretanto, continua a apresentação de novas rotas quando a SATA manifestamente não dá conta do recado, nem resposta aos Açorianos.
Chegamos ao cúmulo do grupo SATA anunciar que o dinheiro dos contribuintes Açorianos é agora utilizado para financiar voos diretos entre EUA/Canadá e a Madeira!
Isto quando as acessibilidades dos Açorianos, inter-ilhas e entre os Açores e o Continente, persistem com as limitações que todos conhecemos.
Não consigo perceber como é que esta empresa pública falida, sem Conselho de Administração nomeado, se coloca nestas aventuras! Então e se continuarem as avarias e cancelamentos na sua frota reduzida? Vamos passar a ter ACMIs pagos a peso de ouro (por todos nós), para rotas não-açorianas?
É esta a missão da SATA de "ligar os Açores ao mundo e o mundo aos Açores"?
Porque usam o dinheiro dos contribuintes Açorianos fora do âmbito e missão da empresa?
A SATA há muito tempo que tem problemas, mas nos últimos tempos chegou a um ponto inimaginável.

3 - As eleições europeias trouxeram o resultado esperado a nível nacional e regional, isto quando seria previsível uma vitória do PS também a nível regional, se o candidato apresentado fosse Vasco Cordeiro, com toda a sua experiência política, notoriedade e conhecimento dos assuntos europeus, por via do cargo que exerce como Presidente do Comité das Regiões Europeias.
De derrota em derrota o PS dificilmente coloca a cabeça à tona de água. E o mais caricato é que tal não acontece por força do seu adversário que agora governa, mas por manifesta incapacidade de fazer oposição.
Agora com a proximidade de eleição de um próximo líder, urge arrepiar caminho e fazer uma oposição forte, nova e construtiva, porque só com uma oposição forte teremos um melhor governo e sobretudo uma alternativa que trabalhe para um novo futuro, que os açorianos considerem válida para governar.

Comentários

Top 10 dos artigos mais lidos

O Faial duplamente a ganhar

O “spinning” da informação

A Estabilidade Governativa

Autárquicas de corpo e alma

Um dia negro para os Açores

O infortúnio do Mestre Simão

“Pensar é difícil, é por isso que as pessoas preferem julgar”

Aeroporto da Horta - O antes e o depois

Pordata - O Retrato do Faial